Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CAPS I e Serviço de Psicologia de Joaçaba promovem campanha alusiva ao “Janeiro Branco”

Publicado em 11/01/2022 às 15:28 - Atualizado em 11/01/2022 às 15:35

 

O mês de janeiro também é conhecido como “Janeiro Branco”, mês dedicado à Saúde Mental. Esta campanha começou em 2014 quando um grupo de psicólogos iniciou um movimento em Minas Gerais para chamar a atenção da população para a Saúde Mental. Hoje a campanha, que convida a humanidade a cuidar das saúdes mentais e emocionais dos indivíduos e das instituições sociais, já se espalhou por alguns países, se tornando lei municipal e estadual em alguns locais determinando o mês de janeiro como, simbolicamente, o mês da Saúde Mental.

Para chamar a atenção da população para o tema e a campanha, o município de Joaçaba, por meio do o CAPS I – Evoluir e do Serviço de Psicologia, está realizando ações locais com orientações nas salas de espera dos serviços, distribuição de panfletos informativos, programas de rádio e mensagens diárias nas redes sociais do @servicodepsicologiajoacaba.

Além disso, o CAPS I – Evoluir atende transtornos mentais graves e crônicos e dependência química, enquanto que o Serviço de Psicologia, atuante nos ESF, atende qualquer pessoa que se encontre em sofrimento emocional ou necessite de alguma orientação. Os atendimentos são realizados por demanda espontânea, ou seja, quem sentir a necessidade de atendimento, de uma escuta, pode procurar estes serviços no ESF de seu bairro ou no CAPS.

O município de Joaçaba também fará a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental no dia 02 de fevereiro, às 7h30, no Auditório Afonso Dresch da Unoesc, que tem por objetivo buscar a participação social para melhorias das políticas públicas municipais, bem como propostas a serem enviadas para as próximas etapas da conferência, sendo macrorregional, estadual e nacional, sendo que é a 5º Conferência Nacional de Saúde Mental, acontecerá em maio.

 

Saiba mais sobre a Campanha “Janeiro Branco”

Foi escolhido o mês de janeiro, pois, culturalmente, representa um novo início. A cada término de ano e ciclo, as pessoas tendem a pensar mais sobre sua vida, suas relações sociais, suas prioridades, suas condições de existência e seus sentidos existenciais. Por isso, servem como inspiração para que se aproveite este momento para refletir também sobre a saúde mental.

O tema principal da campanha de 2022 é “O mundo pede Saúde Mental!”, tendo em vista que nesses últimos dois anos de pandemia, foi falado muito sobre Saúde Mental, pois o distanciamento social e as mudanças bruscas na rotina das pessoas interferiram na Saúde Mental de toda a população.

A Campanha Janeiro Branco cita 12 atitudes para um mundo com mais saúde mental, sendo elas: políticas públicas para a saúde mental; prática de exercícios físicos; práticas e hobbies terapêuticos; condições sociais dignas de existência; qualidade de vida; contato com a natureza; vínculos sociais profundos; autoconhecimento; abertura a novos conhecimentos; espiritualidade saudável; autonomia mental e sentidos próprios de vida.