---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Saúde de Joaçaba realiza ações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis no Carnaval

Publicado em 07/02/2020 às 16:05 - Atualizado em 07/02/2020 às 16:52

O Carnaval é período de muita diversão, mas deve ser desfrutado com segurança e responsabilidade. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA orienta os foliões sobre a prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.

A primeira orientação é o uso de preservativo (camisinha), sendo indispensável nas relações sexuais, já que previne não só a infecção sexualmente transmissível, mas também uma gravidez na adolescência ou indesejada. Qualquer pessoa pode adquirir o preservativo de forma gratuita em todas as Unidades de Saúde do Município e também no CTA, que está localizado junto ao prédio da Secretaria de Saúde, na Avenida XV de Novembro.

Outra orientação da Secretaria, é que caso haja rompimento ou o não uso da camisinha durante a relação sexual, bem como violência sexual, existe a Profilaxia Pós Exposição Sexual – PEP, que é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamento até 72 horas após a relação sexual desprotegida para reduzir o risco de transmissão do HIV. O medicamento deve ser tomado durante 28 dias seguidos, sem interrupção. Essa medicação não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições excessivas. Em Joaçaba, no período de Carnaval, ela está disponível no Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST e na Unidade de Pronto Atendimento –UPA. Nos demais dias, essa medicação também é encontrada nas Unidades de Saúde e no CTA.  Antes de iniciar o uso, é necessário passar por uma avaliação médica. É importante ressaltar que essa medicação está disponível durante todo o ano, mas o uso da camisinha deve estar em primeiro lugar.

A última orientação é para que as pessoas mantenham seus exames em dia, pois muitas infecções sexualmente transmissíveis são silenciosas, podendo ficar meses ou anos sem apresentarem sinais e sintomas e por não sentirem nada, as pessoas não procuram a Unidade de Saúde para realizarem exames e consequentemente não descobrem que estão infectadas, aumentando o risco de transmissão do vírus. Por isso, que os testes rápidos são muito importantes para que o indivíduo que esteja infectado, possa fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes. Em Joaçaba, o Teste Rápido, que detecta quatro doenças (hepatite B e C, Sífilis e HIV) está disponível em todas as Unidades de Saúde e no CTA, no horário de funcionamento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Para reforçar essas orientações, no sábado (22), das 14h às 17h, a equipe do CTA estará na Avenida  XV de Novembro repassando orientações e tirando dúvidas e no sábado (29),  das 16h às 19h, a ação será no Parque Municipal Ivan Oreste Bonato, que contará também com a realização de Testes Rápidos.