---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Escola Nuperajo de Joaçaba é novamente semifinalista de competição mundial de tecnologia

Publicado em 12/06/2019 às 14:11 - Atualizado em 12/06/2019 às 14:28

Cinco meninas alunas do 7º e 8º ano da ESCOLA NUPERAJO - Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba foram uma das equipes brasileiras, semifinalistas do mundo na categoria júnior no programa TECHNOVATION CHALLENGE 2019. No Brasil, apenas seis equipes mirins estão na semifinal.

As alunas Eliza Ficagna , Flávia Dalpra, Franciely Deitos, Lavínia Wisniewski Lourenço  e Leandra Basso, com o apoio dos professores de informática e mentores, Gislaine Ribeiro Del Ré e Francisco Tiago da Silva Nascimento,  desenvolveram o aplicativo Women’s Defense, que tem como objetivo ajudar as mulheres vítimas de violência,  seja ela, física, moral ou psicológica a denunciarem os seus agressores. No decorrer do desenvolvimento do aplicativo as meninas tiveram muitas dificuldades, tendo em vista que não tinham noção nenhuma de programação e apenas o inglês básico, sendo que todos os materiais foram entregues em versões em inglês.

O TECHNOVATION CHALLENGE é mantido pela ONG americana Irisdescent e estimula meninas entre 10 e 18 anos a desenvolverem um projeto que resolva um problema social, através do uso da tecnologia. As equipes de até 5 meninas identificam um problema e criam um aplicativo para celular. Os aplicativos criados no programa deverão se encaixar em um dos 6 temas baseados nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são: Saúde, Educação, Paz, Pobreza, Igualdade e Meio Ambiente. O aplicativo desenvolvido pelas alunas de Joaçaba está dentro do tema “Paz”.

Para executar o projeto, o time recebe o auxílio de mentores e de embaixadores, responsáveis por manter o projeto em cada cidade. O trabalho é voluntário e a participação é totalmente gratuita.  Este ano, é a segunda vez em que a Escola Nuperajo é semifinalista na competição, a primeira foi no ano de 2017.

A etapa final será no dia 24 de junho onde serão selecionados 12 projetos mundiais, 2 de cada tema. O primeiro lugar irá para o vale do Silício, na Califórnia, onde as estudantes farão parte de uma série de eventos, nos quais apresentarão seu projeto para centenas de investidores e profissionais. O segundo lugar receberá um prêmio US$ 2.500,00.

Para participar da competição, as alunas contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e com entidades do Município que disponibilizaram mentores e Workshops para capacitar e auxiliar as participantes no desenvolvimento e apresentação dos aplicativos e deram todo suporte para que as meninas pudessem participar do programa.

 

Confira os Videos de Inscrição da equipe clicando no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=SQ_ZWE-wArY&t=27s

https://www.youtube.com/watch?v=MQ_6-KXii2I

 

 

Confira as Equipes Brasileiras Semifinalista Finalistas  
Categoria Junior:


Tech fairy com o app Libra's World / Florianópolis, Santa Catarina
Equipe Roquet com o app EcoChallenge / Feira de Santana, Bahia
Girls of Saturn com o app +healthJP / Japoatã, Sergipe
Mashup Girls com o app SafU / São Carlos, São Paulo
Technological League com o app Women's Defense / Joaçaba, Santa Catarina
The Saviors com o app Pet Hero São Carlos, São Paulo

 

Categoria Senior:


for-all-of-us com o app for-all-of-us / São Carlos, São Paulo
Girl Tech Power com o app FibroFly / Bragança Paulista, São Paulo
GirlsUp com o app Life4Down / Luzerna, Santa Catarina
Good Eyes com o app TO SEE / Passos, Minas Gerais, Brazil
iLadies com o app MOMHELP / Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Ms com o app Cadê o Totó (Where's The Puppy) / Recife, Pernambuco
Oxente, Girls! com o app Twogether / Recife, Pernambuco
Powerful Daisies com o app Safe Tears / Xanxerê, Santa Catarina
Waste Not com o app Waste Not / Bragança Paulista, São Paulo

Para a lista completa mundial, acesse: https://technovationchallenge.org/2019-semifinalists/