Data: 24/01/2013

Governador garante apoio à reabertura da unidade da Aurora em Joaçaba

Florianópolis (24/1/2013) - O Governo do Estado vai apoiar a reabertura da unidade de abate de suínos da Coopercentral Aurora Alimentos em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 24, pelo governador Raimundo Colombo ao presidente da empresa, Mario Lanznaster. O Estado vai investir R$ 8 milhões na perfuração de poços profundos para dobrar a oferta de água potável na indústria e na construção de uma tubulação de seis quilômetros para o despejo dos efluentes tratados no Rio Caraguatá. Participaram também da reunião o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues; o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske; e o vice-prefeito Marcos Weiss.

O governador Raimundo Colombo destacou na ocasião a importância econômica da reativação da unidade da empresa para Santa Catarina. "A capacidade de abate passará de 1 mil suínos/dia para dois mil suínos/dia e centralizará a produção de carne suína da Aurora para exportação. Vamos analisar a forma jurídica desse apoio para que os investimentos ocorram o mais rapidamente para atender as exportações", observou. Para reabrir a fábrica, as obras começaram ainda esse semestre, com previsão de término no fim do ano. Os abates, por sua vez, estão programados para começarem no primeiro dia útil de 2014.

A Coopercentral Aurora Alimentos está investindo R$ 60 milhões na unidade, inaugurada em 2002, que teve suas atividades paralisadas em 2009 em consequência da crise financeira internacional. O empreendimento irá dobrar a capacidade de abate e processamento de suínos destinados à exportação. 

O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salienta o impulso à economia do Meio-Oeste catarinense com a reativação da unidade da Aurora. "Trata-se de um grande investimento da iniciativa privada que precisa do nosso apoio, porque o retorno na economia, não será só de Joaçaba, como de toda a região". O prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, disse que além do movimento econômico gerado pela reabertura da indústria, o grande benefício para o município será a contribuição social gerada por meio da criação de emprego e renda às pessoas de Joaçaba e região.

A Coopercentral Aurora está construindo sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo, túnel estático de congelamento, além de alteração de layout interno de vários setores. O sistema de tratamento de efluentes será aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova casa de química.

O empresário Mário Lanznaster disse que no campo a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Aurora. A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 800 empregos diretos e 2,4 mil empregos indiretos: quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2002.


Busca de Notícias


até


Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Joaçaba.